Como funciona a Universidade Virtual de SP?
As universidades envolvidas são responsáveis pelo desenvolvimento dos cursos, do processo de seleção dos alunos e a avaliação dos alunos, enquanto que a TV Univesp é dedicada a oferecer uma programação com conteúdo de apoio aos cursos. A TV Univesp funciona no canal 2.2 da multiprogramação da TV Cultura de São Paulo, mas toda a programação está disponível no site Univesp TV.
Quais os cursos oferecidos
Por enquanto a grade de cursos é bem enxuta e tem foco em educação. Acredito que novos cursos serão disponibilizados. Atualmente (novembro de 2011), estão disponíveis os seguintes cursos:
- Curso de Licenciatura em Ciências
- Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola
- Curso de Especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola
- Curso de Pedagogia
- Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
- Curso Extracurricular de Inglês Básico
- Curso Extracurricular de Espanhol Básico
Vestibular e inscrições para os cursos
As universidades envolvidas farão o processo de seleção, aplicando exames de seleção para os cursos disponíveis. Os cursos de graduação terão vestibular normal, já os cursos de especialização a seleção levará em conta as particularidades do mesmo.
Os cursos são gratuitos e a distância
Assim como ocorre nas universidades públicas envolvidas (USP, Unesp e Unicamp), todos os cursos da Universidade Virtual de São Paulo serão gratuitas. Além de gratuitos os cursos são oferecidos na modalidade EAD – Educação a distância, seguindo o modelo semipresencial com encontros presenciais semanalmente nos polos de apoio e o restante das aulas serão feitas a distância usando recursos de vídeo-aula e outros recursos digitais.
Revista Pre-Univesp
A revista Pre-Univesp é uma revista digital com foco no estudante pré-universitário, com artigos temáticos, entrevistas, infográficos, vídeos e outros recursos com conteúdo direcionado ao pré-universitário.
Um projeto similar a este é o UAB - Universidade Aberta do Brasil, criado pelo governo federal e em parceria com as universidades federais. Com esses dois programas de iniciativa pública, espera-se que a modalidade de educação a distância venha amadurecer, beneficiando aqueles que desejam fazer faculdade a distância e gratuita.
Sem comentários:
Enviar um comentário