Não deixe de responder a nenhuma pergunta, se não souber a resposta, diga a verdade. É muito melhor dizer que não sabe do que falar sobre algo que não tem conhecimento. E não fale mal de pessoas com quem já trabalhou ou do antigo emprego. Dessa forma você não se passará por mentiroso ou prepotente, características que uma empresa não está procurando em um futuro funcionário.
Como elaborar um Currículo
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10 passos para elaborar um currículo |
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1. Um bom currículo deve ser objetivo e bem redigido. Se você tiver algo a destacar, como por exemplo fluência em outro idioma, coloque-o logo abaixo do objetivo. |
2. Estabeleça seus objetivos profissionais. |
3. Defina sua área de atuação. |
4. Descubra as habilidades e aptidões necessária para a área de atuação. |
5. Liste as habilidade e aptidões que você possui e que o tornam um bom candidato. |
6. Resuma suas realizações profissionais e acadêmicas ligadas a essas habilidades e aptidões. |
7. Relacione os lugares onde trabalhou, instituições onde estudou e cursos feitos. |
8. Segue uma ordem sugestiva dos itens que normalmente compõe um currículo: |
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Dados pessoais: Nome (em destaque); Endereço completo incluindo CEP; Telefones; E-mail; Nacionalidade; Idade; Estado civil. NÃO COLOQUE NÚMERO DE DOCS. |
Objetivo: Indique um cargo pretendido ou se preferir a área de atuação. |
Qualificações: Faça uma lista com as palavras-chave adequadas para descrever suas qualificações. Crie termos ou frases alternativas para não ser repetitivo. Apresente de forma resumida sua formação e principais habilidades, experiências e conquistas, relacionadas com o cargo pretendido. Seja breve, não se auto-elogie nem dê preferências a características pessoais e subjetivas. Cite também sua familiaridade com informática e internet. E, caso tenha realizado um trabalho acadêmico interessante, acrescente neste item. |
Histórico profissional: Cite o nome das 3 últimas empresas onde trabalhou, sempre da mais atual para a mais antiga. Inclua o ramo da empresa e os cargos ocupados, bem como o período de trabalho e as atividades realizadas. Evite escrever na primeira ou terceira pessoa “executei/executou”. Prefira “execução”. Expresse os resultados de suas ações como por ex, aumento do volume de vendas, da carteira de clientes, etc, sempre citando números, percentuais, etc. Isso da mais impacto para o currículo. |
Formação acadêmica: Mencione o nome da Instituição, curso e ano de conclusão ou que esta cursando. Se você tem curso superior completo, não cite os dados do ensino médio. |
Idiomas: Informe o idioma e o nível de conhecimento que tem de cada um. Se for basico é preferível não relacionar. |
Outros cursos: Cursos extracurriculares de relevância, informando de preferência a entidade que o ofereceu e a data. |
Informações adicionais: Vivência no exterior por exemplo. |
Por fim, o número ideal de páginas para um currículo é de UMA ou no máximo DUAS folhas quando se trata de alguém mais experiente. Opte por fonte de letras mais comuns e de tamanho 12pt e sempre na cor preta. Não inclua fotos, último salário, pretensão salarial, razões de ter deixado o emprego anterior, referências, religião, qtde de filhos, se é ou não fumante, etc. Essas informações são a parte e devem apresentá-las somente no momento que solicitado.
Como elaborar uma carta de apresentação
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Uma carta de apresentação bem elaborada pode ajudá-lo(a) a se destacar junto aos seus possíveis empregadores. Deixe claro em sua carta de apresentação as razões pelas quais você tem interesse na empresa. |
Cartas de apresentação devem sintetizar as suas principais qualificações. Antes de mais nada, os candidatos devem se perguntar, por que estão escrevendo para o recrutador. A brevidade é extremamente importante em qualquer carta de apresentação enviada a um recrutador. |
Evite exagerar suas qualificações para ser visto como preteridos. Sua carta de apresentação, como o seu currículo, deve ser completamente verídica e precisa. Nunca falsifique ou exagere o seu histórico pessoal. |
Evite linguagem floreada e descrições genéricas. Não inclua detalhes pessoais, como o seu estado civil e não se esqueça de incluir suas informações de contato. |
Fique atento com o seu e-mail. Procure elaborar um e-mail formal, pertinente à seriedade que envolve o processo de envio de currículos e cartas de apresentação. Evite o e-mail que você utiliza informalmente.
A seguir, as seis perguntas e respostas selecionadas: |
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1. Você tem as habilidades necessárias? |
Você primeiro deve identificar quais são as habilidades necessárias para a ocupação e ser honesto ao responder objetivamente que sim ou não e porque. |
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2. Você se enquadra? |
Demonstre segurança ao responder SIM, que você se acha adequado para as atividades da empresa e do departamento, e que você complementará os talentos de seus possíveis colegas de trabalho. Caso já tenha experiência profissional, ilustre sua resposta com alguma vivência que comprove a sua flexibilidade em adaptar-se em ambientes diferentes. |
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3. Você entende a empresa e sua finalidade? |
Procure se informar sobre as atividades que a empresa exerce, qual o segmento que atua e quais produtos vendem para responder esta pergunta. Conheça tudo o que puder sobre a empresa pela internet, em anúncios, artigos, pelo networking, ou simplesmente telefone de modo informal para a empresa e converse com um membro da equipe. Seja o mais entusiasta possível. As empresas querem contratar pessoas que são apaixonadas pelas suas marcas. |
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4. Como você se destaca dos outros? |
Se puder, procure avaliar os pontos fracos dos outros candidatos e tente responder explorando suas aptidões / habilidades. Se não puder, destaque os seus pontos fortes. |
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5. Você pensa de acordo com a empresa e o trabalho que realizará? |
Sempre procure ter uma resposta prática, como alguém que goste de desafios e tenha motivação para se sair bem. Responda com entusiamo que está disposto a mostrar resultados para que a empresa possa lhe oferecer cada vez mais oportunidades e assim satisfazer as suas aspirações de carreira. Sendo assim, naturalmente você terá motivação para realizar um bom trabalho. |
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6. Você quer o estágio? |
Você precisa provar que realmente quer o estágio. Responda que SIM, que a vaga é perfeitamente compatível com as suas qualificações. |
Tire proveito das redes sociais para conseguir estágio
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Muitas pessoas utilizam o LinkedIn, o Orkut, o Facebook e o Twitter para colocar seus dados na Internet. Essas redes podem ajudar o candidato a formar um networking. Alguns recrutadores utilizam as redes de relacionamento na hora de selecionar candidatos para as vagas de estágio. |
Redes sociais como o LinkedIn e o Facebook permitem que o candidato tenha o seu currículo divulgado na Internet e mais, mostre referências de pessoas no mercado. Os selecionadores reconhecem que pode-se tirar muito proveito dessas ferramentas. |
O Google também pode ser usado pelos selecionadores para a procura de nomes de prováveis candidatos. Por meio deste site, é possível saber em quais redes sociais os cadidatos participam. |
Muito cuidado com o que se coloca na rede, pois isso pode tornar-se um fator negativo. As informações devem ajudar o candidato! Comunidades e fotos duvidosas não devem fazer parte de seu perfil, pois podem passar uma má impressão. |
Pratique a pró-atividade. Troque informações, conheça pessoas, divulgue os seus conhecimentos. Tente causar uma boa impressão. Isso pode render a conquista de um estágio.
COMUNICAÇÃO VERBAL |
A habilidade da comunicação não é para poucos, todos podemos desenvolvê-la de forma assertiva para uma simples conversa entre amigos até uma apresentação em uma reunião ou seminário. Para isso, basta pequenas mudanças habituais: ter a percepção de si, do outro além de harmonizar fala, gestos e postura. |
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COMUNICAÇÃO ESCRITA |
A expressão através da escrita é geradora de grandes problemas de comunicação. Precisamos desvendar o grande tabu da Língua Portuguesa e aprender regras básicas para toda e qualquer produção de texto. |
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RELACIONAMENTO INTERPESSOAL |
Você sabia que o comportamento é o grande fator pelo qual um funcionário pode ser demitido? Então pare e reflita: como você tem se relacionado com pessoas? Dicas práticas para desenvolver e consolidar bons relacionamentos, para lidar com pessoas difíceis e encontrar uma forma adequada de convivência. |
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TRABALHO EM EQUIPE |
O ser humano não vive isoladamente, mas em contínua interação com seus semelhantes. A partir dessa idéia, foi desenvolvido um módulo para falar apenas sobre o trabalho em equipe. Cooperação e confiança mútua, reputação profissional ligada à reputação pessoal, disciplina e competência, são alguns temas abordados. |
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