1. EU POSSO MENCIONAR OS CURSOS QUE FIZ NA WEB NO MEU CURRÍCULO?
Sim, os cursos online são considerados como qualquer outro curso. Uma dica importante para se considerar quando escolher o próximo curso à distância na web é observar se eles oferecem a carga horária e os conteúdos aprendidos no verso do certificado.
2. AONDE EU COLOCO MEUS CURSOS ONLINE?
Escolha um modelo padrão de currículo (já falamos disto em outros artigos!) e procure o local destinado a Formação Acadêmica, caso você tenha feito um curso técnico, graduação ou pós. Mas se você tem certificados de cursos com uma carga horária menor, tais como extensão e atualização, coloque-os em Cursos de Aperfeiçoamento.
3. EU DEVO MENCIONAR TODOS OS MEUS CURSOS?
Depende. Um currículo deve ser simples e o mais objetivo possível, por isso, apenas mencione os cursos que tenham alguma relação com o cargo pretendido. Não é necessário mencionar, por exemplo, um curso de WebDesign, se você está procurando emprego para professor de Física.
E se você tem uma lista enorme de cursos, todos relacionados à sua profissão, opte pelos últimos que fez. É importante que seu futuro chefe saiba que você está em constante atualização e não é uma daquelas pessoas que ficaram paradas no tempo, quando ainda se fazia cursos de datilografia.
Após fazer esta seleção, ainda sobraram mais de 5 cursos? Os próximos critérios devem ser:carga horária maior ou instituição que tenha o nome mais reconhecido.
4. DEVO MENCIONAR QUE ELES SÃO À DISTÂNCIA?
Uma regra básica para currículos e entrevistas é: Nunca MINTA! Mas não há nada de errado emOMITIR. Você não precisa escrever com todas as letras que seus cursos são online, sabe por quê?
Algumas pessoas ainda torcem o nariz para essa modalidade de educação, não corra o risco de perder o seu emprego por causa disso.
Certifique-se, no entanto, de colocar o nome do curso, o ano concluído e a instituição de ensino.É claro que algumas instituições de ensino EAD já são tão conhecidas no meio que é fácil saber que seu curso foi feito à distância, mas isso não significa que você é quem deve sair contando para todo mundo esse detalhe.
Exemplo:
- Pós Graduação em Contabilidade Pública. FGV, conclusão em 2009.
5. EU FIZ UM CURSO ONLINE E AINDA NÃO RECEBI CERTIFICADO, DEVO INCLUÍ-LO?
Não, na verdade, NUNCA! Essa regra vale para qualquer modalidade de cursos. Apenas inclua no seu currículo informações que você possa comprovar, ou você poderá se passar por mentiroso.
Caso a instituição peça um prazo para enviar o certificado impresso, solicite uma via digital por e-mail ou um documento assinado pelo responsável, certificando que você participou do curso, com a data de conclusão e a carga horária total.
6. EU FIZ ALGUNS CURSOS À DISTÂNCIA E ME MANDARAM O CERTIFICADO POR E-MAIL. O QUE FAZER?
Muitas instituições de ensino à distância optam por enviar os certificados em forma digital no e-mail do aluno, por ser a forma mais econômica, prática e rápida e não depender de terceiros, como o Correios, por exemplo.
Em situações como esta, apenas imprima o certificado, não há problemas. Para sua segurança guarde o documento digital no seu e-mail ou em seu computador, você pode precisar dele futuramente.
Aproveite as facilidades dos cursos online e não fique parado, o mercado de trabalho exige uma atualização constante e a especialização em uma área de conhecimento.
Se você não encontrou a resposta para a sua dúvida aqui, deixe-nos um comentário e teremos prazer em respondê-la.
Sem comentários:
Enviar um comentário