Translate

sábado, 6 de setembro de 2014

A Importância de um Curso de Idiomas para seu Currículo

Ao elaborar um currículo, algumas competências já são esperadas: escolaridade, especialização e experiência profissional. No entanto, com os avanços científicos e tecnológicos, novas demandas são ditadas pelo mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado. Para concorrer a uma vaga de emprego, apresentar um diferencial é altamente recomendado. Além de dominar a língua materna, aprender novos idiomas passou a ser essencial no aperfeiçoamento das carreiras profissionais. Com a expansão dos negócios, o requisito tem sido exigência básica não apenas de empresas brasileiras como de multinacionais.
Ao longo da carreira profissional, estudar línguas estrangeiras contribui ainda para o desenvolvimento pessoal, ao possibilitar o conhecimento de novas culturas, e também para o melhor desempenho de atividades acadêmicas, como a possibilidade de participação em congressos no exterior. Geralmente, os idiomas Inglês e Espanhol são os mais procurados e exigidos pelas corporações em um currículo. Em outras situações específicas, aprender Francês, Chinês e Japonês também chega a ser necessário à formação.

Cuidados que devem ter com o currículo

Diante da ansiedade em se adequar às exigências, muita gente acaba fazendo cursos aleatoriamente, sem estar atento ao perfil da área onde atua ou deseja trabalhar. Antes disso, é preciso saber quais são as línguas exigidas por cada empresa.
Outra situação comum e que deve ser evitada é julgar dominar vários idiomas quando se tem apenas nível básico de cada um. Na prática, isso significa que você não compreende nenhum deles efetivamente. Quando precisar fazer uso do conhecimento, não terá condições de desenvolver um diálogo fluente em uma reunião de negócios, por exemplo. De preferência, invista em um novo curso somente após se especializar no anterior.


Sem comentários:

Enviar um comentário